Depósitos
Quanto a Características Especiais
Trata-se de uma classificação genérica que engloba alguns depósitos com características peculiares ou especiais e, por isso, merecedores de destaque em relação aos tipos anteriormente descritos.
Sulfetos Maciços Vulcanogênicos (VMS) – Uma classe especial de Depósitos Vulcano-exalativos cujas características mais marcantes decorrem da (i) acumulação de grandes massas de Sulfetos (essencialmente constituídas por pirite (± pirrotite), calcopirite, esfalerite e galena) e do (ii) seu carácter estratiforme a lenticular, concordante em relação a horizontes estratigráficos bem definidos, onde os minérios se encontram encaixados. A natureza exclusivamente sedimentar ou vulcânica das formações que encaixam as massas de Sulfetos maciços é determinante na caracterização do ambiente geológico em que as mesmas se desenvolveram.
Os VMS podem ainda ser subdivididos nos seguintes tipos de acordo com a sua associação com o tipo de rochas encaixantes:
1. Depósitos de Sulfetos maciços vulcanogênicos
a) Tipo Primitivo - Kidd Creek e Amulet (Canadá);
b) Tipo Polimetálico - Aljustrel e Neves Corvo (Portugal), Rio Tinto, Tharsis eAznalcollar (Espanha);
c) Tipo Ofiolítico - ofiolito de Troodos (Chipre).
d) Tipo Besshi – Besshi (Japão) 2. Depósitos de Sulfetos maciços associados a rochas sedimentares clásticas (SEDEX) –Red Dog (USA), Sullivan (Canadá); Rubiales (Espanha); 3. Depósitos de Sulfetos maciços associados a rochas carbonatadas (MVT-Mississippi Valley Type) – Polaris (Canadá), Upper Mississippi Valey district (USA)
Depósitos de Greenstone Belts (Cinturões de Rochas Verdes)– Merecem destaque por se tratar de uma seqüência de rochas vulcano-sedimentares que ocorre em associação com Terrenos de Alto-Grau (“terrenos granito-greenstones”), típicas do Arqueano e, principalmente, por conterem as mais importantes mineralizações de ouro. Contém também