Depósitos a Prazo Fixo
MBA em GESTÃO BANCÁRIA – BANKING
Ariane Brentan dos Reis com Registro Acadêmico nº 702830
DEPÓSITOS A PRAZO FIXO
DISCIPLINA: GESTÃO DE PRODUTOS BANCÁRIOS
PROFESSORA: MARIÂNGELA CARLI SANTIAGO
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO.
1. Introdução
03
2. CDB
03 2.1 Conceito
03 2.2 Forma de Emissão
04 2.3 Modalidades
04 2.4 Prazos Mínimos
04 2.5 Público Alvo
05 2.6 Riscos
05 2.7 Tributação
05 2.8 Vantagens e Desvantagens
06
3. Referências Bibliográficas
06 3.1 Artigos
06 3.2 Livros
07
1.INTRODUÇÃO.
Segundo TOSI (2003), os depósitos a prazo fixo são um dos instrumentos utilizados por bancos comerciais, múltiplos, de investimentos, de desenvolvimento, além de sociedades de crédito e financiamento para a captação de recursos visando aplicações em operações de empréstimos e financiamento.
O termo “a prazo fixo” deve-se ao fato do investidor “emprestar” recursos para o banco que deve devolve-lo após o prazo predeterminado, acrescido de juros. Os principais produtos identificados como depósitos a prazo fixo são os certificados de depósito bancário (CDB) e os recibos de depósito bancário (RDB).
Os RDBs têm as mesmas características de um CDB, com a diferença de que não admite negociação antes de seu vencimento. Porém, este pode ser rescindido em caráter excepcional desde que em concordância com a instituição depositária. Neste caso só pode ser devolvido o principal, isto é, sem os juros.
Por se tratar do principal instrumento de depósito a prazo fixo, o funcionamento dos certificados de depósito bancário (CDB) está descrito na sequência deste trabalho.
2. CDB
2.1 CONCEITO
Trata-se de uma aplicação financeira que visa proporcionar ao investidor remuneração sobre seu capital. É emitido em nome do aplicador, podendo