Depresão
O ator comediante Robin Williams foi encontrado morto em sua casa, na Califórnia, na segunda feira dia 11, a perícia constatou a causa de sua morte como suicídio, o ator teria se matado por sofrer de depressão; outros famosos como Kurt Cobain e Chorão, também cometeram suicídio, pelo mesmo problema.
Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.
As pessoas que não tem a doença quando perde um ente-querido, um emprego, problemas financeiros, desilusões amorosas, elas sofrem, mas encontram uma forma de superá-las. Já para as pessoas que tem a doença, a tristeza não dá tréguas, mesmo sem motivos, o humor permanece deprimido, por dias seguidos. Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são conseqüência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética.
Segundo a OMS, 20 milhões de pessoas tentam se suicidar a cada ano, e pelo menos 1 milhão de pessoas morrem através desta pratica. A metade das pessoas que sofrem de depressão não a reconhece e por isso não procuram ajuda, é importante fazer campanhas sobre o assunto para que as pessoas saibam reconhecer a doença e a procurar orientação necessária.
Entre as doenças psiquiátricas, mudança de humor (categoria na qual se encontra a depressão), transtornos neuróticos e uso de substancias psicoativas (como drogas), são os três principais motivos que levam funcionários a pedir licença do trabalho, mostram dados do INSS.
É importante que as empresas cuidem da saúde psicológica de seus funcionários. Sentimentos como raiva, tristeza ou frustração, quando ignorados, podem drenar a vitalidade dos profissionais e minar a