depressão
Getulio Vargas foi presidente da Republica de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954 e era conhecido por seus simpatizantes como Pai dos Pobres, devido ter criado muitas leis sociais e trabalhistas.
O governo de caráter populista atraia a simpatia das massas através de sua liderança carismática e da execução de reformas trabalhistas que favoreciam o operariado. Essas reformas consolidaram direitos dos trabalhadores, e foi motivo de grande apoio ao governo de Getúlio Vargas.
Em uma época de jornadas estafantes e insegurança quanto ao trabalho, as leis trabalhistas serviram para o governo como meio de controle das massas, já que alcançavam as reivindicações básicas da população, retirando o foco e a força dos movimentos sindicais e organizações populares, e deixando aberto o caminho para o governo manipular a opinião publica sem muitos obstáculos, garantindo a dominação de classes através do contentamento do proletariado à sua condição remediada.
Esta manipulação repercute atualmente na sociedade brasileira nas desigualdades a que estão submetidas as classes sociais menos favorecidas, envolvidas em políticas paliativas que mascaram sua condição de dependência e enfraquece a busca por mobilização social a favor de uma melhoria de vida e de ações por uma sociedade de maior igualdade e menos exclusão atraia a simpatia das massas através de sua liderança carismática e da execução de reformas trabalhistas que favoreciam o operariado. Essas reformas consolidaram direitos dos trabalhadores, e foi motivo de grande apoio ao governo de Getúlio Vargas.
Em uma época de jornadas estafantes e insegurança quanto ao trabalho, as leis trabalhistas serviram para o governo como meio de controle das massas, já que alcançavam as reivindicações básicas da população, retirando o foco e a força dos movimentos sindicais e organizações populares, e deixando aberto o caminho para o governo manipular a opinião publica sem muitos obstáculos, garantindo a