depressão
A depressão é um disturbio afetivo que acompanha a humanidade ao longe de sua história. No sentido Patológico há presença de tristeza,pessimismo,baixa autoestrima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si, é necessário o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento. No ultimo relatório da Organização Mundial da Saúde(OMS),a Depressão se situa em quarto lugar entre as principais causas de ônus entre todas as doênças,e as perpectiva são ainda mais sombrias. Se persistir a incidênçia da Depressão,até 2020,ela estará em segundo lugar,Em todo o mundo somente Isquêmia Cardiáca suplantará, no entanto,apesar dessas estatística a Depressão não é uma doênça do séculoXXI. Nosso sistema nervoso e o sistema endócrino, juntos são responsáveis pela maioria das funções do controle do nosso organismo. O conjunto de milhares de células que existem nesse sistema formam os neurônios. Com tudo, esses neurônios através de seus prolongamentos levam impulsos nervosos captados por nossos sentidos. '' Quimicamente, a depressão é causada por um defeito nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios como a serotoniina e a endorfina, que dão sensação de conforto, prazer e bem estar ''. (ANDRADE, 2013)
CAUSAS: A Depressaõ é uma doença. Há uma série de evidençias que mostram alterações quimicas no cerebro do indivíduo deprimido principalmente com relação aos neuros transmisores (serotonina,noradrenalinae em menor proporção dopamina) substançias que transmitem impulsos nervosos entre as células.
A Depressão não tem hora e nem lugar para aparecer, pode surgir em qualquer pessoa independentemente do sexo, idade condição social ou economica. A Organização mundial de Saúde ( OMS) estima que até 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer