Depressão: um dos principais problemas psicológicos de maior relevância no brasil
O termo depressão, em seu contexto clínico, não se refere somente ao humor deprimido, mas sim ao complexo sindrômico caracterizado por alterações do humor, de psicomotricidade e por uma variedade de distúrbios somáticos e neurovegetativos. “[...] no diagnóstico da depressão levam-se em conta: sintomas psíquicos, fisiológicos e comportamentais”. (CRIVELATTI, DURMAN, HOFSTATTER, 2006).
Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber por que a pessoa está assim. (ABC SAÚDE).
O mais importante é saber como a pessoa sente-se, como ela continua organizando a sua vida e como ela está se relacionando com outras pessoas, a fim de se diagnosticar a doença e se iniciar um tratamento médico eficaz. (ABC SAÚDE).
Na depressão como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador. (ABC SAÚDE).
Basicamente existem as depressões monopolares (este não é um termo usado oficialmente) e a depressão bipolar (este termo é oficial). O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas. (MAROT, PSICOSITE).
A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o