Depressão pós parto
Graduação no curso de Enfermagem
DEPRESSÃO PÓS-PARTO
BRASÍLIA
2014
Aline Mello de Souza 11/0146441
Ana Catarina Alcântara de Moraes 13/0039942
DEPRESSÃO PÓS-PARTO
O trabalho tem como objetivo analisar os fatores que implicam na DPP e suas possíveis conseqüências. O trabalho é apresentado na matéria Introdução à Psicologia do Departamento de Processos Psicológicos Básicos ministrado pelo docente Marco Antonio Corrêa Varella.
BRASÍLIA
2014
RESUMO
De um tempo pra cá, houve o reconhecimento de que as mulheres podem sofrer problemas emocionais durante ou após o período gestacional, causando futuros impactos prejudiciais tanto à criança quando à mãe. Na gravidez, a mulher sofre muitas mudanças hormonais, com altos picos, trazendo frequentes transtornos de humor. Vários são os sintomas associados à essas mudanças, tais como alta irritabilidade, choro frequente e outros, que podem vir a se tornar uma possível depressão.
São vários motivos que podem contribuir para o quadro depressivo, como históricos familiares de depressão, ausência de parceiro e a gravidez na adolescência, que chega trazendo várias mudanças às quais a mãe não está preparada psicologicamente. Nesse trabalho, vamos enfatizar as mulheres que apresentam um quadro depressivo após o parto, se há como prevenir e suas possíveis consequências trazidas para com a díade bebê-mãe.
Baseado no artigo “Depressão pós-parto: sabemos os riscos, mas podemos preveni-la?” dos autores Dawn Zinga, Shauna Dae Phillips, Leslie Born, ainda não existe uma forma de prevenir a DPP.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO___________________________________________________4
1 Desenvolvimento_______________________________________________6
2 Conclusão____________________________________________________11
3 Referência Bibliográfica_________________________________________12
INTRODUÇÃO
Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a