Depressão Pos-Parto Analise do Filme Precisamos falar sobre Kevin
Depressão pós-parto
Elias (2003) afirma que ter um filho é um momento maravilhoso para a mulher, é um dos momentos mais felizes, mas ainda que a vinda do bebê seja recompensadora, às vezes pode ser difícil e estressante. Acontecem várias mudanças físicas e emocionais na mulher quando ela está grávida e depois de ter o bebê. Essas mudanças podem deixar as mães tristes, ansiosas, confusas ou com medo (tristeza maternal). Para muitas mulheres esses sentimentos vão embora rápido, mas quando eles demoram ou pioram pode ter depressão pós-parto, condição séria que requer cuidados médicos. A depressão pós-parto é um período de risco psiquiátrico aumentado no ciclo de vida da mulher. A depressão pode com intensidade variável, tornar-se um fator que dificulta o estabelecimento de um vínculo afetivo seguro entre mãe e filho, podendo interferir nas futuras relações interpessoais estabelecidas pela criança.(CHODOROW,1978)
Vários fatores podem ser mencionados como possível causa da depressão pós-parto, entre eles:
Fatores biológicos – São resultados da grande variação nos níveis de hormônios sexuais (estrogênio e progesterona) circulantes e de uma alteração no metabolismo das catecolaminas causando alteração no humor, podendo contribuir para a instalação do quadro depressivo.
Fatores psicológicos - São originados de sentimentos conflituosos da mulher em relação: a si mesma, como mãe; ao bebê; ao companheiro; a si mesma, como filha de sua própria mãe.
- Sintomas:
Choro;
Fadiga;
Humor deprimido;
Irritabilidade;
Ansiedade;
Confusão;
Lapsos curtos de memória.
Relação com o Filme: Precisamos Falar Sobre Kevin
Eva teve Depressão Pós-Parto devido várias mudanças físicas e emocionais durante a gravidez e após a gravidez, depois de ter o bebê. Essas mudanças a deixaram tristes, ansiosas, confusas ou com medo (tristeza maternal). Para muitas mulheres esses sentimentos vão embora rápido, mas quando eles demoram ou pioram pode ter depressão pós-parto, condição