Depressão na Adolescência
1. Objectivos 2
2. Introdução 3
3. Desenvolvimento 4
4. Sinais e sintomas 7
5. Efeitos 8
6. Quem é mais vulnerável à Depressão? 10
7. Tratamento 11
8. Conclusão 13
9. Bibliografia 14
1. Objectivos
O presente trabalho visa, abordar uma problemática para os psicólogos e para a sociedade em geral,” a depressão na adolescência”, que para alguns deve-se á um distúrbio hormonal e para outros uma influencia do meio (genética-meio ambiente).
Ajudar a compreender melhor a depressão na vida dos adolescentes, causas, sintomas e tratamento.
2. Introdução
É muito difícil determinar o que é normal e o que é doença. A adolescência é a fase da vida onde esta dificuldade fica ainda maior. É uma fase naturalmente agitada, tanto no organismo - pela inundação hormonal-quanto no social e afectivo pelo surgimento do desejo pelo sexo oposto e as festas.
Há poucos anos, no período da ditadura, existia a cartilha de como educar os filhos:
10 horas da noite em casa, não pode, não deixo, prendo e arrebento, cala a boca e uma surra atrás da outra. Da mesma forma o governo fazia com o cidadão e o professor fazia com o aluno. Instalada a democracia, estamos ainda a viver uma fase de adaptação, de reacção confusional, onde o cidadão agora xinga, desacata e enfrenta o administrador, a autoridade, sem receber em troca o limite adequado; da mesma forma o aluno está fazer com o professor e os filhos com os pais. Existia uma regra fixa de educar, adoptada nacionalmente e agora não existe nada, nenhuma referência.
Os pais perguntam uns aos outros como agir com o filho usuário de drogas, com o desorganizado, com o que não quer estudar, com o que está ameaçando suicídio e dezenas de outras situações problemáticas, para as quais não existem regras, excepto a colocação de LIMITES, com bom senso, adequado à cada caso. Tanta competitividade, violência, desigualdade social, insegurança e a falta de