depressao em homens
Introdução
A depressão é uma doença séria. Se estiver deprimido, pode ter sentimentos de tristeza extrema que duram longos períodos. Esses sentimentos são muitas vezes suficientemente severos para interferirem com a sua vida quotidiana, podendo durar não dias mas semanas ou até meses.
A depressão é uma doença comum. Cerca de 15% das pessoas terão uma depressão forte em algum período das suas vidas. A maioria dos 5.000 suicídios cometidos todos os anos no Reino Unido estão ligados à depressão. A depressão é mais comum em mulheres do que em homens, mas isto poderá dever-se ao fato de ser mais provável as mulheres procurarem ajuda para os seus sintomas. Esta doença pode desenvolver-se em qualquer idade, até em crianças. A depressão afeta pessoas de formas diferentes e pode causar vários sintomas físicos, psicológicos (mentais) e sociais.
DEPRESSÃO EM HOMENS (DEPRESSÃO MASCULINA)
A depressão masculina é um tema menos falado do que a feminina porque os homens são resistentes em tocar nos seus problemas e tendem a mascarar a depressão por uma série de caminhos. Por exemplo, um homem deprimido diz que está com déficit de memória. Outro diz que está com insônia. Sabe-se que déficit de memória, raciocínio lento, insônia, etc, são todos sintomas de depressão e, só pelo preconceito masculino, ele prefere dizê-la assim. Outros, claro, por desconhecimento e falta de contato com seu self. Mas, o mascaramento forma, sem dúvida, um índice alto e é preciso que os homens tomem contato com isso. Outros sintomas da depressão masculina e feminina também ficam por conta de embotamento emocional, falta de interesse por afetos (filhos, amigos, mulheres), falta de interesse pelo trabalho, apatia geral, perda da libido, alterações do apetite (para mais ou para menos), sonolência excessiva, cansaço geral, etc.
A depressão tem, geralmente, e como primeiro sinalizador, uma tristeza infinda e até este sintoma, os homens