Depreciação,amortização e exaustão
INTRODUÇÃO: Esclarecer o que é depreciação, o que é amortização e exaustão, mostrar exemplos de onde são operadas e identificar a diferença entre elas na prática.
OBJETIVO: Demonstrar as diferenças entre depreciação, amortização e exaustão.
DESENVOLVIMENTO: Depreciação é o fenômeno contábil que expressa a perda de valor que os valores imobilizados de utilização sofrem no tempo, por força de seu emprego de gestão. Conceitua-se depreciação como a diminuição do valor dos bens corpóreos que integram o ativo permanente, em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ação da natureza ou absolescência.
Amortização é a eliminação gradual e periódica do ativo de uma empresa, como encargos do exercício, das imobilizações financeiras ou imateriais, ou seja é a recuperação econômica do capital aplicado em despesas que contribuem para formação do resultado de mais de um exercício social ou direitos cuja existência ou exercício tenha duração limitada ou bens cuja utilização tenha prazo legal ou contratual limitado e desde nenhuma hipótese caiba indenização.
Exaustão é o fenômeno patrimonial que caracteriza a perda de valor que sofrem as imobilizações suscetíveis de exploração e que se esgotam no correr do tempo. Corresponde á perda de valor decorrente da exploração de recursos minerais, florestais ou de bens aplicados nessa exploração.
Segundo Júlio César Zanluca (2011,p.81) “A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, a amortização consiste na alocação sistemática do valor amortizável de ativo intangível ao longo da sua vida útil e a exaustão é a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais ou florestais.”
Tem que terminar com uma frase minha ou sua...
CONCLUSÃO: A depreciação atinge a perda de valor das coisas materiais como máquinas e