Depoimento sobre uso da calculadora
O uso da calculadora tem sido menosprezado e muitas vezes hostilizados por nós professores, não em sua maioria.
Acredito que o uso da calculadora em sala de aula pode ter seus pontos positivos e negativos. Positivos porque na realização de alguns cálculos ela é prática e auxilia muito, pode ser muito bem utilizada em alguns conteúdos para o desenvolvimento de contas mais complexas, que envolvam casas decimais, raízes etc.
Negativos porque precisamos ensinar a utilização saudável dela.
Durante a leitura de um dos artigos propostos, achei muito interessante a colocação em um dos parágrafos:
Na década de 50, vendiam-se ábacos, réguas de cálculo, calculadoras mecânicas e eletromecânicas com impressão dos resultados, até computadores digitais e analógicos. Com o passar do tempo, as evoluções tecnológicas modernizaram as máquinas de calcular (SANTOS, 1977). http://www.pedagogia.com.br/artigos/calculadora/ Durante anos se procurou meios que ajudassem no desenvolvimento de cálculos e suas operações, muitas vezes apresentamos a nossos alunos esse desenvolvimento, em quantas escolas, como parte de projetos, ábacos são confeccionados com os alunos, apresentamos como “ a calculadora de antigamente”, porque não integrar em nossas aulas a “calculadora de hoje em dia.”
Vivemos em um mundo globalizado, em que tantos acessos são permitidos em nossas escolas, laboratórios de informática para pesquisas, mesmo que muitas vezes esses fiquem só no papel, colocar animação em nossos conteúdos, usar de uma forma mais dinâmica, e porque não poder usar a calculadora? Uma ferramenta desenvolvida durante tanto tempo para ajudar no desenvolvimento de questões.
Pucci (2008) afirma:
O problema mais sério aqui é, creio eu, fingir que a calculadora não foi inventada." Se a escola não introduz a calculadora, como os alunos poderão fazer uso adequado dela? Quem seria o responsável em ensinar o aluno a