Dependencia quimica - drogas
CURSO DE DIREITO
DEPENDÊNCIA QUÍMICA: DROGAS
CLÁUDIO ...
DAVID CARVALHO JÚNIOR
FRANCISCA ...
FRANCISCO FELIPE LEAL PEREIRA
JÉSSICA DE LIMA PARENTE
PAOLA …
PROFESSORA DA DISCIPLINA: NILCE RAMOS
MANAUS
2010
INTRODUÇÃO
Nosso mundo já passou por todas as crises que possamos imaginar. É possível que o constante martelar dessas crises seja a causa da passividade com que as autoridades e a população em geral assistem de forma inerte, a propagação do uso indevido de drogas em nosso país.
Antes era uma coisa reservada aos movimentos rebeldes, mas hoje tem ultrapassado todas as fronteiras sociais, econômicas, políticas e nacionais e internacionais.
Está comprovado que nos bairros mais sofisticados, nos escritórios e em reuniões sociais, adolescentes, jovens, adultos, e o que é pior, muitas crianças inocentes e indefesas estão sendo arrastados ao vício e à distribuição de drogas. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, entre os que figuram a falta de informação fidedigna sobre os perigos a longo e curto prazo do consumo de drogas; ao caráter limitado das atividades preventivas (quase que inexistentes em nosso país), e a falta de consciência sobre a magnitude do problema dos estupefacientes.
Os problemas do uso indevido de drogas têm sido descritos como um excesso de consciência nos jovens e uma falta de consciência entre os adultos.
O triste de tudo isso é que os adolescentes estão conscientizados e preocupados com o perigo das drogas, e, lamentavelmente, parece que nossas autoridades Municipais, Estaduais e Federais não levam o assunto a sério, apesar de toda a justificativa que apresentam sobre o tema, como se fossem pessoas que, verdadeiramente encaram a questão das drogas e do álcool com seriedade.
DEPENDÊNCIA QUÍMICA: DROGAS
O QUE É UMA DROGA?
São quaisquer substâncias químicas, sólidas, líquidas ou