Departamento pessoal
Nas empresas de menor porte, normalmente inexiste o Departamento Pessoal, pois as atividades são normalmente supridas pelo "Contador" da empresa. Já nas empresas de maior porte, podemos quase sempre encontrá-lo, de estrutura meramente simples ou então até os mais sofisticados, em nível de Diretoria.
Basicamente o Departamento Pessoal, é constituído por três setores: Admissão, Compensação e Desligamento.
Função do Departamento Pessoal :
Para desenvolver suas atividades, a empresa precisa de pessoas. Essas pessoas, que constituem os recursos, são muito importantes para que haja empresa possa atingir seus objetivos. A empresa será tão mais eficientes quanto mais eficientes forem às pessoas que a compõem. De nada adianta a empresa dispor de ótimos recursos materiais (máquinas, equipamentos, dinheiro, etc.) e de excelentes recursos técnico- administrativos (formulários, documentos , etc.) ,se não possuir recursos humanos a empresa deve : recrutar e selecionar pessoas com aptidões desejadas ; desenvolver essas aptidões individuais mediante programas de treinamento ; motivar os empregados por meio de incentivos.
Algumas Competências do Departamento Pessoal:
- Receber novo funcionário e preparar sua documentação.
- Preencher, conferir e controlar a documentação das pessoas.
- Elaborar e controlar relatórios e planilhas relativos á remuneração e impostos.
Importância e as tendências para este setor:
Analisando o novo conceito e estrutura de departamento pessoal e setor de recursos humanos das empresas num todo , vemos uma nova mudança em toda a sua estrutura organizacional na questão de contratações de novos funcionários e valorização os antigos recolocando eles em uma nova estrutura de formação acadêmica e plano de carreiras. Vale ressaltar que um dos setores que mais cresce hoje em dia e esta sendo muito valorizado. Vale ressaltar também que o nosso passado quem era responsável em contratar, demitir, supervisionar, controlar e