DEPARTAMENTO PESSOAL
21277 palavras
86 páginas
O grupo tem uma situação ativa e uma situação passiva, mas sempre considerado pelo regime de caixa. Para o Banco Central e para normas brasileira de contabilidade, o regime tem que ser de competência, por ser regime de caixa, foi estabelecido que no ativo seria registrado todas as disponibilidades distribuídas pelos vários itens, através do qual estas disponibilidades são recebida no grupo, como fundo comum, fundo de reserva e os consorciados devedores contemplados, já no passivo, tinha como títulos da arrecadação, os recursos coletados que são: fundo comum, fundo de reserva, multas e juros, taxa administração e prêmios de seguros, os títulos pagos de arrecadação é dentro deste mesmo passivo, as contas redutoras, são as contas dos recursos utilizados. Numa contabilidade comum, tem a conta de receita e conta de despesas, uma de natureza credora e outra de natureza devedora, que esta figurando dentro dos grupos de contas diferenciais, estas não se integra nem no ativo e nem no passivo. No grupo a conta credora e conta devedora esta dentro do passivo, a idéia é todos os recursos coletados são credores e todos os recursos utilizados são devedores.
A figura do patrimônio liquido, na vida do grupo, em razão do processo inflacionário, pode gerar situações superavitária e situações deficitária, estas situações, projetaria ou seria representado pelo patrimônio liquido, dentro de cada títulos arrecadados. Por exemplos na conta de recurso coletados no fundo comum, ele pode ser uma unidade contábil, pois ele tem conta redutora, o fundo de reserva também tem conta redutora.
No grupo existe também as conta de compensação, que registra o histórico da situação do grupo, a que tem, o total dos recursos coletados, o total dos recursos utilizados, a quantidade das assembléias realizadas e a realizar, quantidades de bens entregues e a entregar.
A contabilidade de grupos, tem dois documentos básicos, que é chamado demonstração dos recursos dos grupos, que nada mais é que