DEPARTAMENTO OU CENTRO DE CUSTO
A departamentalização é a divisão da empresa em áreas distintas, de acordo com as atividades desenvolvidas em cada uma dessas áreas. Dependendo da nomenclatura utilizada nas empresas, essas áreas poderão ser chamadas de departamentos, setores, centros, ilhas, seção, outras.
Departamento é uma unidade operacional representada por um conjunto de recursos humanos e de capital, de características semelhantes, desenvolvendo atividades homogêneas dentro da mesma área.
Numa indústria, por exemplo, existem departamentos PRODUTIVOS E AUXILIARES.
DEPARTAMENTOS PRODUTIVOS
São os departamentos que atuam diretamente na industrialização do produto ou na prestação do serviço. Neles promovem-se modificações no produto.
Exemplos: estamparia, montagem, pintura, acabamento, corte, etc.
DEPARTAMENTOS AUXILIARES
Têm como característica auxiliar os departamentos produtivos. Existem para prestar serviços aos demais departamentos. Neles não ocorre nenhuma ação direta sobre o produto.
Exemplos: manutenção, almoxarifado, suprimentos, controle de qualidade, etc.
Os departamentos constituem-se na subdivisão estrutural da empresa, para atender as diversas atividades operacionais.
Os departamentos de produção de bens e serviços aglutinam os centros de custos, que serão objeto da contabilidade de custos.
Como exemplos de departamentos de produção:
Fundição
Controle de Qualidade
Pintura
Uma vez definida a estrutura departamental de produção da empresa, nota-se que quase sempre um departamento é um centro de custos, ou seja, nele serão apropriados os custos indiretos para posterior apropriação aos produtos ou serviços.
O centro de custos é a menor unidade acumuladora de custos indiretos. Um departamento pode ser subdividido em um ou mais centro de custos.
Exemplo:
O departamento de pintura pode compreender os seguintes centros de custos:
Pintura – Seção de Aplicação
Pintura – Seção de Secagem
Pintura – Seção de Acabamento