Departamentalização
Departamentalização constitui numa característica fundamental da estrutura de uma organização, partindo do principio da divisão do trabalho, na especialização horizontal, que consiste em escolher modalidades para obter homogeneidade nas tarefas e atividades em cada órgão, agrupando os componentes da organização em unidades organizacionais como departamentos, divisões ou equipes.
Existem cinco tipos de departamentalização que definem o agrupamento de departamentos e de subordinação ao longo da hierarquia, eles são:
Função
Produto ou serviço
Território
Cliente
Processo
Projeto
Matricial
Mista
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÃO
É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.
Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante.
A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.
VANTAGENS
Melhora a coordenação intradepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.
Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.
Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua capacidade de maneira eficaz, garantindo o máximo de utilização das habilidades técnicas, simplificando o treinamento do pessoal.
Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.
Permite maior rigor no controle das funções pela alta