Departamentalização Territorial
1.1- Conceito
Segundo Dubrin (2003) a departamentalização territorial é “uma estrutura organizacional na qual os responsáveis por todas as atividades de uma empresa em uma determinada área geográfica se reportam a um mesmo gerente.”
De acordo com Oliveira (2009) esse tipo de departamentalização é usada em empresas territorialmente dispersas. Baseia-se no principio de que todas as atividades que se realizam em determinado território devem ser agrupadas e colocadas sob ordens de um executivo.
Essa departamentalização possibilita que a empresa obtenha vantagens nas operações e ações locais, além de conhecer a cultura local, podendo personalizar o atendimento ao cliente.
De acordo com Chiavenato (2003) departamentalização territorial, regional ou por localização requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa e colocadas sob a chefia de um administrador local.
Segundo Maximiano (2007) quando se usa o critério geográfico de departamentalização, cada unidade de trabalho corresponde a um território. O critério geográfico ou territorial pode ser utilizado quando a organização opera numa área de grande, ou em locais diferentes, e em cada local é necessário disponibilizar certo volume de recursos ou certa autonomia. Desde que seja possível promover algum tipo de agregação de recursos ou de clientes, de acordo com sua proximidade dentro dos territórios, o critério geográfico torna-se a base da divisão de trabalho.
1.2- Objetivos
Segundo Oliveira (2009), as empresas que adotam este tipo de departamentalização buscam obter vantagens econômicas, possibilidades de ações imediatas e facilidade nas tomadas de decisões em relação à localidade onde se encontra suas filiais. O ambiente instável e a necessidade de expansão e sobrevivência no mercado também faz com que as organizações optem por esta estrutura.
1.3-