Departamentalização por clientela
A organização na base da clientela ( consumidores ou usuarios ou clientes)envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa o agencia para quem o trabalho é feito. As características dos clientes – como idade, nível socioeconomico , hábitos de compras etc. constituem a base para esta estratégia, que totalmento centrada no cliente.
Essa departamentalização é mais utilizada em VENDAS ou seja o produto já feito. AGRUPAMENTO POR
• Tipo ou tamanho do cliente onde devemos observar o tipo do cliente ex: um cliente de uma loja que vende roupas, observar que tipo de roupa compra, qual frequencia de compras e quanto compra.
• Ênfase no cliente: ênfase no consumidor do produto/serviço oferecido pela empresa.
Cada tipo de cliente é o ativo mais importante da empresa.
Ex:Preocupar-se com o bom atendimento na venda como na pré e pós venda.
• Orientação para o cliente: Com envio de folhetos ou mala direta de promoção da loja ,
Serviços de SAC , ouvindo-o e tentando encantá-lo.
• . Extroversão: Preocupado com o mercado externo tratando de ajustar a estrutura para satisfazer as necessidades específicas de cada tipo de clientela.
Ex: Notá-se que a venda de camisa rosa aumentou muito então a loja deverá achar meios para que os clientes que querem essa camisa o encontre na loja.
VANTAGENS:
Predispõe a satisfação das demandas dos clientes ou seja oferecer o que o cliente quer.
Preocupar-se com o cliente achar o produto que deseja o mais rápido possível dentro da loja: exemplo Divisão de vendas – Ver pag. 243 Divisão de vendas
Fixa responsabilidade por clientes ou seja desenvolve foco no cliente, adequação aos tipos de clientes, cultura de com atendimento e conhecimento do cliente.
Enfim, o cliente é o mais importante.
DESVANTAGENS sacrifica os objetivos da organização e torna secundarias as demais atividades.
2 – PROCESSO
Podemos entender como o tipo de