Departamentalização: formulação e análise
Exercícios:
* “Departamentalizar é criar departamentos.” Comente essa afirmação, concordando ou não, e dizendo o porquê.
R: Departamentalizar não é criar departamentos, e sim criar unidades, frações organizacionais. Essas unidades poder ser divisões, gerências, assessorias, conselhos e departamentos. Ou então estruturar, que oferece uma melhor compreensão sobre a técnica.
* Quais seriam os objetivos ao se departamentalizar uma organização? Qual o melhor objetivo? Por quê?
R: Os objetivos são: aproveitar a especialização, maximizar os recursos disponíveis, controlar, coordenar, descentralizar, integrar ambiente e organização e reduzir conflitos.
O melhor objetivo seria aproveitar a especialização, pois é tirar partido da qualificação das pessoas aumentando a eficiência de cada um, em proveito das pessoas e da própria organização já que sua base conceitual é preparar a empresa para o crescimento e a competição.
* O que vem a ser departamentalização por contingência ambiental? Que relação você pode estabelecer com a departamentalização por projetos?
R: Há momentos nas quais a reestruturação terá de ser imediata, pois as turbulências ambientais não aguardam pelo processo adaptativo das organizações, mesmo porque o poder que as empresas têm sobre o ambiente não é tão forte a ponto de impedir certos acontecimentos ambientais. Daí a necessidade da organização estar preparada para, a qualquer instante, alterar sua configuração.
A estruturação por projeto implica a utilização de pessoal de alta qualificação técnica em virtude das exigentes demandas de cada projeto. Por essa razão, a liberdade funcional é extremamente elevada e é comum profissionais ausentarem-se por dias para determinar os detalhes de determinado projeto. * Que recomendações você daria ao profissional envolvido em questões de departamentalização, isto é, em questões de estruturação?
R: Não há em nenhuma empresa de certa