Departamentalização de funções
Conceito Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro de uma empresa, sendo as funções fundamentais as de qualquer empresa à produção (criação de produtos ou serviços); venda (procura de cliente que aceitam o preço do produto ou do serviço); financiamento ( levantamento, obtenção, desempenho de recursos fincaneiros de uma empresa).
Departamentalização funcional: As atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa, podendo ser considerado o critério de departamentalização mais usado pelas empresas.
Objetivos Visa fortalecer o desempenho funcional, que deverá ocorrer por meio de procedimentos apropriados:
Agregação: colocar os especialistas numa mesma unidade de trabalho a fim de possibilitar a troca de experiências, o que resultará em ampliação do cabedal de conhecimento de cada um deles.
Controle: as atividades devem ser agrupadas de forma que possam ser facilmente supervisionadas, possibilitando exercer um controle eficaz e eficiente
Coordenação: a fim de se obter uma unidade de ação que será conseguida caso forem agrupadas atividades correlatas.
Enquadramento: as atividades devem ser agrupadas em unidades, de acordo com suas caraterísticas, em consonância com cada “grupo estrutural básico”.
Processos: destacar para um primeiro plano as atividades mais relevantes que estão inseridas em um mesmo processo, buscando agrupá-las dentro de unidades cujos objetivos sejam comuns e que atendam a clientes determinados.
Esse tipo de departamentalização por funções pode ser feito considerando as funções administrativas: * Gerência de planejamento; * Gerência de organização; e * Gerência de controle
A empresa pode ser departamentalizada por área de conhecimento: * Gerência de hidráulica; * Gerência de elétrica; e * Gerência de mecânica
Algumas das vantagens da departamentalização são: *