Denver
Eduardo Giacomelli, Marcos Rangel Fernandes, Thalita Zampirolo, e Wendys Morais de Azevedo.
TESTE DE DENVER
Relatório apresentado conforme solicitado pela Professora Angela Hering de Queiroz da Disciplina Pensamento e Linguagem para avaliação e obtenção de nota da AV1 após a aplicação do Teste de triagem de Denver.
Sumário
Introdução pg.
Resultados pg.
Conclusão pg.
Referências Bibliográficas pg.
Apêndice pg.
Anexo 1 pg
Anexo 2 pg.
Introdução
O presente relatório tem por objetivo descrever a aplicação do teste de Triagem de Denver, solicitado pela disciplina pensamento e linguagem.
O teste tem por finalidade fornecer informações sobre o desenvolvimento das capacidades; linguagem, motor fino-adaptativo, motor grosseiro e pessoal-social de crianças durante os seis primeiros anos de vida.
O mesmo tem caráter observatório e não deve ser usado como diagnóstico, pois se limita a coleta de dados que demonstrarão se o desenvolvimento infantil está dentro do esperado e de acordo com sua faixa etária, alertando quanto á presença de deficiências, e monitorando os progressos caso existam no decorrer do desenvolvimento.
Os testes de desenvolvimento também podem facilitar o planejamento de um programa de tratamento. Os resultados dos testes podem revelar áreas especificas de déficits que necessitam de avaliação adicional a fim de se descobrir a causa fundamental do atraso (TECKLIN, 2002).
Segundo Hassano ”A grande vantagem deste teste de triagem é a sua praticidade. Os itens a serem testados são apresentados em forma de gráficos (anexo 1), e em cada marco de desenvolvimento, podemos observar os respectivos limites mínimos e máximos da idade do aparecimento”.
A realização do mesmo é de suma importância, pois possibilita o encaminhamento da criança que foi alvo do teste