densidades
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
LABORATÓRIO DE FENÔNEMOS
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE UM LÍQUIDO
Joelma Alves Miranda
Luara de Jesus Almeida
Palmas – TO
05-06-2014
1. RESUMO
Fizemos a determinação da densidade da água, da glicerina e da glicose através de um picnômetro de 50 ml e balança analítica.
Primeiramente, lavamos o picnômetro com água e álcool e secamos. Pesamos o picnômetro vazio com a tampa e anotamos o valor. Em seguida, medidos a temperatura da água com um termômetro, e esperamos que chegasse a 20 ºC. Atingida a temperatura, colocamos a água no picnômetro, e efetuamos uma nova pesagem. Fizemos o mesmo procedimento com a glicerina, e a glicose.
O picnômetro vazio com tampa pesou 30,66 gramas. Já o mesmo com a água a 20 ºC pesou 83,80 gramas. O peso do picnômetro com a glicerina a 20 ºC foi de 97,81 gramas, e da glicose (também a 20 ºC) foi de 106,53 gramas.
2. OBJETIVOS
O objetivo desse experimento foi comparar a densidade da água com a de outros materiais, glicerina e glicose, submetidas a mesmo volume e mesma temperatura. Ou seja, encontrar a densidade relativa da glicerina e da glicose, em relação à água.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Primeiramente lavamos o picnômetro com água, e em seguida com álcool etílico P.A. a 95% volume, e secamos com papel absorvente. Levamos o picnômetro à balança analítica segurando com o papel absorvente para não passar gordura da mão para o mesmo, e pesamos. Em seguida, colocamos água num béquer, e com auxilio de um termômetro, esperamos que a temperatura alcançasse 20 ºC. Quando a água alcançou os 20 ºC, a colocamos no picnômetro até vazar, tampamos, pegamos o picnômetro com o papel absorvente e pesamos.
Feito isso, descartamos a água, lavamos o picnômetro novamente com água e álcool e secamos. Colocamos a glicerina num béquer, e com auxilio do termômetro, esperamos que a mesma chegasse a 19