Densidade
Grupo 11 Universidade do Vale do Paraíba, Laboratório de Química Experimental I, Prof. Resp. Liana
São José dos Campos, São Paulo, Brasil, 10 de Setembro de 2013.
Densidade
Feau – 2UNC
RESUMO
Foram realizados dois experimentos, ambos com o objetivo de determinar a densidade.
Densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade é feito pela seguinte expressão:
Densidade = massa / volume
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite.
A densidade nos auxilia na caracterização de uma substância. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).
Os resultados obtidos chegaram bem próximos da literatura (no caso 0,79 g/mL) [2]
INTRODUÇÃO
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma:
Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por:
A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL).Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.A densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. E o volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão. Isso significa que, consequentemente, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material.
Nota-se que a densidade da água no estado sólido é menor que no