Densidade real dos Solos
Densidade Real dos Solos
Curso: Integrado – Edificações – P4
Disciplina: Mecânica dos Solos.
Profº: Atualpa
Alunos: Ana Gabriela Sousa Gabriela Firmino Paz Larissa Gonçalves Raquel Batista Rebeca Lima
Fortaleza, Outubro de 2013. Introdução:
A densidade real é definida como a relação entre o peso específico (densidade) do grão pelo peso específico (densidade) da água.
Picnômetro é um aparelho especialmente utilizado para a determinação da densidade de líquidos ou sólidos. São frascos de vidro, calibrados e com tampa. A densidade do solo é definida como sendo a relação existente entre a massa de uma amostra de solo seca a 105ºC e a soma dos volumes ocupados pelas partículas e pelos poros.
Objetivo:
É importante a determinação da densidade para a identificação das propriedades do solo.
Todas as obras de engenharia civil, de uma forma ou de outra, apoiam-se sobre o solo, e muitas delas, além disso, utilizam o próprio solo como elemento de construção, como por exemplo, as barragens e os aterros de estradas. Portanto, a estabilidade e o comportamento funcional e estético da obra serão determinados, em grande parte, pelo desempenho dos materiais usados nos maciços terrosos.
Este relatório baseia-se na determinação da densidade real de amostras de solo utilizando a norma do DNER, com o auxílio de alguns equipamentos, como repartidor de amostras, picnômetro e balança.
Metodologia:
1. Aparelhagem
a) Picnômetro
b) Banho Maria
c) Bacias
d) Cápsulas
e) Funil
f) Balanças
g) Peneira 2,0mm
h) Repartidor de amostras
i) Almofariz e mão de gral
j) Termômetro graduado em 0,5°C, de 0°C a 60°C
k) Pegador de aço
l) Espátulas
Antes do ensaio:
Aconteceu que o professor Sabóia deu uma pequena introdução do que é densidade, explicou também sobre Arquimedes, quando