Densidade dos solidos e liquidos - Pratica nº 3
A densidade expressa a quantidade de matéria presente em uma dada unidade de volume. Quando dizemos que o chumbo tem maior densidade do que o alumínio, isto significa que num dado volume de chumbo há mais matéria que no mesmo volume de alumínio. Algumas vezes ouvimos dizer que “o chumbo é mais pesado que o alumínio”; esta afirmação é imprecisa. “Pesar mais” é interpretado por “ter maior massa que “. (JOHN B.Russel,1994. p. 40).
Nesta aula prática, realizou-se três experimentos, sendo eles : determinação da densidade de um sólido; determinação da densidade de um líquido; estudo da variação da densidade de uma solução com aumento da temperatura.
Para se calcular a densidade, foi necessário ter conhecimento que densidade de uma substância é a razão de sua massa em relação ao seu volume, e também que as densidades de líquidos ou gases podem ser determinadas medindo-se, independentemente, a massa e o volume de uma amostra. Para sólidos, a densidade é um pouco mais difícil de ser determinada. A massa do sólido é inicialmente medida através de uma balança. Seu volume é determinado pela medida do volume de líquido deslocado pelo sólido. (MASTERTON, SLOWINSKI. STANITSKI,1990. p.12)
Quando uma substancia é aquecida ou resfriada o seu volume aumenta ou diminui. Deste modo a sua densidade também é alterada, isto significa que para ter um resultado preciso, deve-se informar a temperatura correspondente à densidade registrada.( BRADY, J..; HUMISTON, G. 1996.p15)
“Um caso particular importante é o da medição das densidades dos líquidos, que é feita diretamente pelos densímetros. Esse instrumento é um tubo de vidro, cuja parte inferior é mais larga e “pesada” do que a superior, que consiste em uma haste graduada em densidades. Colocado num líquido o densímetro afunda mais ou menos, e a graduação da haste, que coincide com o nível líquido, dá diretamente a densidade do líquido”. (Feltre, R., 2004, p.24)
OBJETIVOS
Conhecer diferentes métodos existentes para