Densidade do solo
CALCULO DE VOLUME PARA DETERMINAR
DENSIDADE DE SOLO
ATRAVÉS DO CÁLCULO DA INTEGRAL
ARAXÁ
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ - UNIARAXÁ
DENSIDADE DO SOLO ATRAVÉS DO CÁLCULO DA INTEGRAL
Trabalho de Cálculo de Integral apresentado ao Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Planalto de Araxá- Uniaraxá.
ARAXÁ
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado como é realizado o processo para calcular densidade IN SITU. Para isso, vamos usar o método do FRASCO DE AREIA, que é um dos mais utilizados. Este método requer a necessidade de se calcular o volume de um FUNIL, que é um dos acessórios indispensáveis para realizar o ensaio. Iremos utilizar a integral para tal cálculo.
OBJETIVO
Aplicar os conceitos de integral, para determinar a massa específica aparente de solo “IN SITU”. Este ensaio é aplicável somente em solos que possam ser moldados com ferramentas de mão, independente da granulação. O material a ser escavado deve ser coesivo e firme de modo que durante a escavação as paredes do furo permaneçam estáveis.
MÉTODO DO FRASCO DE AREIA
O ensaio pode ser empregado para vários testes como, por exemplo, compactação, densidade, cálculo de empolamento, etc. Neste trabalho vamos fazer o cálculo para descobrir a densidade de um determinado solo.
APARELHAGEM
- Frasco de plástico com 5.0 litros de capacidade, dotado de gargalo rosqueado e funil provido de registro;
- Bandeja quadrada com 30 cm de lado e bordos de 2.5 cm de altura, com orifício circular no centro, dotado de rebaixo para o apoio do funil;
- Balança com capacidade de 10 kg, sensível a 1.0g;
- Talhadeira de aço com 30 cm de comprimento;
- Marreta de 1,0 kg;
- Recipiente que permite guardar amostra sem