densidade de sólidos e liquidos
RELATÓRIO DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Erechim - RS, abr. 2014.
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SUBSTÂNCIAS
RESUMO
A densidade do sólido chumbo e dos líquidos vinagre e óleo foram determinadas em uma temperatura próxima da ambiente, pela razão entre a massa e o volume. Obteve-se o valor 13,27 g/cm3 para a densidade do corpo de chumbo, este desviado do padrão para este material que é dado por 11,4 cm3. Para o óleo o valor da densidade correspondeu a 0,9858 g/cm3, a qual apresenta boa concordância com o valor reportado na literatura estabelecido por 0,9 g/cm3. E a densidade do vinagre resultou em 1,0828 g/cm3, não representando uma diferença significativa em relação ao seu padrão definido por 1,010 g/cm3.
INTRODUÇÃO
A densidade absoluta ou massa volumétrica é muito utilizada para caracterizar substâncias. É definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume de substância: Densidade = massa volume A densidade absoluta é também uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água pela conveniência da sua densidade (1,0 g/cm³).
Uma vez que a maioria da substâncias varia o volume quando é aquecida ou resfriada, as densidades são dependentes da temperatura. Quando relatamos densidades, a temperatura deve ser especificada. Geralmente supomos que a temperatura é 25ºC, próxima da temperatura ambiente, quando ela não é fornecida.