Densidade de líquidos
DENSIDADE
NOMES
JÚLIA MARIA GUIMARÃES DE OLIVEIRA N° 21
LIRIA YASKO NISIZAKA NUNES N° 26
MARIA DERIENE DOS SANTOS LIMA N° 43
TAMIRES SANTOS NOGUEIRA N° 38
ITUVERAVA
2014
ETEC PROF. JOSÉ IGNÁCIO AZEVEDO FILHO
DENSIDADE
(1º MOD. TÉCNICO DE FARMÁCIA)
Prof. Marina Sawan
NOMES
JÚLIA MARIA GUIMARÃES DE OLIVEIRA N° 21
LIRIA YASKO NISIZAKA NUNES N° 26
MARIA DERIENE DOS SANTOS LIMA N° 43
TAMIRES SANTOS NOGUEIRA N° 38
Ituverava
2014
INTRODUÇÃO
Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume. A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. Podemos caracterizar uma substância através de sua densidade. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3). Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por:
→
OBJETIVO
Calcular experimentalmente a densidade de sólidos. Verificar e identificar amostras usando a densidade obtida. Medir massas e volumes, observar as diferentes densidades, como a água e o álcool, por meio de experimentação. Analisar as informações obtidas, registrando suas conclusões.
MATERIAIS E REAGENTES
- Água - Álcool
- Balança analítica - Balança semi - analítica
- Béquer 50 mL - Pêra insufladora
- Pipeta volumétrica 25 mL
PROCEDIMENTOS
Ao colocar o béquer na balança analítica tara a balança analítica e com o auxílio de uma pipeta volumétrica de 25 mL e uma pêra insufladora dispôs-se o volume no béquer resultando a massa de 24,96 g (aproximadamente 25 g). Com o auxilio de outro béquer, porem na balança semi – analítica, com os mesmos procedimentos anteriores resultando a massa 24,90 g (aproximadamente 25 g).
Com os resultados obtidos, fazer os cálculos e comparar os resultados.
Obteve – se a