densidade da agua
Curso de Farmácia
Disciplina: Citologia Embriologia e Histologia
Professora: Maria Júlia Frydberg Corrêa Angeloni
Aluno(a): ________________________________Data- ________________
Aula Prática : 3 - Bactérias-Seres Procariontes
Objetivos: Conhecer a técnica de esfregaço para a coloração de Gram. Coloração de Gram para identificação de bactérias Gram + e Gram - .
A coloração de Gram é uma das mais importantes e utilizadas técnicas de coloração diferencial de bactérias. Inicialmente descrita em 1884 pelo médico dinamarquês Hans Christian Gram para mostrar a bactéria pneumococo em tecido pulmonar de pacientes que morreram de pneumonia. Neste processo o esfregaço bacteriano é tratado na seguinte ordem: É colocado o corante cristal de violeta, que cora todas as bactérias de roxo. A solução de lugol usada a seguir é o que fixa o corante utilizado. Depois é usado o álcool-acetona que irá descorar o corante violeta de genciana daquelas bactérias que não conseguem fixá-lo (que seriam as G- ).Finalmente utiliza-se a safranina, um corante vermelho que só vai corar as bactérias descoradas, as G- .
Confecção de esfregaço de células da mucosa bucal.
-Marcar a lâmina usando o lápis dermográfico.
-Com a espátula (abaixador de língua) retirar um pouco do material selecionado, passando-o na lâmina histológica com movimentos circulares, formando uma fina camada.
-Para fixar o material na lâmina, pode-se usar o calor; passará então com movimentos rápidos na chama de bico de bunsen.
-Colocar no suporte para a coloração.
Coloração de Gram:
1- Cobrir com violeta de genciana (cristal violeta) GI por 1 minuto.
2- Lavar com jato leve de água.
3- Cobrir com Lugol GII.
4- Lavar com água.
5- Descorar com álcool-acetona GIII.
6- Escorrer e lavar com água.
7- Cobrir com safranina (Fucsina) GIV por 1 minuto.
8- Lavar com água e deixar secar.
9- Observar no