Dennis Ritchie
Dennis Ritchie
Cientista norte-americano, Dennis Ritchie nasceu no dia 9 de setembro de 1941, em Bronxville, Nova Iorque. Doutorou-se em matemática aplicada na Universidade de Harvard no ano de 1968, com uma dissertação subordinada ao tema “Hierarquias de funções sub-recursivas”. Seguindo as pisadas do seu pai, ingressou na Bell Labs em 1967, onde contribuiu inicialmente para o projeto Multics -uma cooperação da General Eletric, MIT e Bell Labs- ao escrever compiladores para as linguagens BCPL e ALTRAN.
No inicio dos anos 70 desenvolveu, juntamente com Ken Thompson o sistema operacional UNIX. Para o efeito, desenvolveu a linguagem de programação C por melhoramento e aperfeiçoamento da linguagem B inicialmente criada por Ken Thompson.
Quer o sistema operativo Unix quer a linguagem de programação C constituíram feitos importantíssimos para o desenvolvimento da tecnologia computacional. O sistema operacional Unix pode ser encontrado (nas suas variadas formas e versões) em milhares de máquinas funcionais em todo o mundo e, é considerado e respeitado como o sistema operacional de eleição para determinadas aplicações e serviços de rede. A linguagem C continua- e deverá continuar- a ser utilizada como uma das mais completas linguagens estruturadas procedimentais permitindo a construção de código eficiente quer em custo de memória quer em velocidade de execução. É utilizada por programadores de todo o mundo em múltiplas áreas de desenvolvimento e existem compiladores disponíveis para quase todas as plataformas imagináveis.
Dennis Ritchie lidera uma equipe de investigação na Bell Labs dedicada a trabalhos sobre sistemas operacionais distribuídos e linguagens distribuídas assim como hardware de encaminhamento e comutação. O seu grupo desenvolveu durante a década de 90 dois sistemas operacionais, o Plan 9(1995) e o Inferno(1996). Foi galardoado com vários prêmios e medalhas da ACM e IEEE assim como de outras instituições americanas e