Denisemariamaiaigorzanonicarneiroleaoadrianamaria
5800 palavras
24 páginas
Pobreza, desigualdades e mobilidade social no Brasil e América LatinaAdriana Maria Tonini (UFMG)
Denise Maria Maia (UFPR)
Igor Zanoni Carneiro Leão (Unicamp) ddenimaia@yahoo.com.br A abordagem da questão da pobreza no Brasil relaciona aspectos ligados à questão da informalidade e problemas correlatos, tais como se apresentam na longa crise econômica brasileira. A persistente desigualdade face ao distanciamento dos discursos políticos e a resolução dos problemas de sobrevivência de grupos desprotegidos é preocupação que ultrapassa o conjunto dos estudiosos e dos governantes. Há um entendimento de que a persistência da pobreza, estreitamente vinculada às questões da sobrevivência, sintetiza diversos problemas nacionais e revela as dificuldades em implantar iniciativas capazes de alterar este quadro. A desigualdade por sua vez é uma característica da história latino-americana, especialmente a brasileira.
O presente texto discute a pobreza, a desigualdade e a exclusão social no Brasil e na América Latina. Utiliza para isto alguns estudos realizados na década de noventa e início da atual, entre os quais destacamos o da economista Sonia Rocha. Parte-se inicialmente da questão da pobreza e seus entendimentos para então focar as possibilidades de mobilidade social desta população. Entender a heterogeneidade da pobreza é requisito para a formulação e implantação de um conjunto mais complexo de políticas públicas, pois sua redução passa necessariamente por mudanças estruturais.
Aborda-se criticamente o agravamento das condições de inserção no mercado de trabalho. Chama-se a atenção para o fato de que o mercado de trabalho vem exigindo trabalhadores com maior nível de escolaridade, reduzindo drasticamente o número de ocupados de menor qualificação. Associa-se a problemática à formação econômica brasileira relacionando os desequilíbrios sociais, setoriais e regionais bem como a sua interação com os países vizinhos. Todavia, há uma insistência demasiada em políticas