Dengue
De acordo com dados históricos, os primeiros registros de uma doença com sintomas similares ao Dengue estão descritos na enciclopédia chinesa de sintomas, doenças e remédios, publicada durante a Dinastia Chin (265 a 420 A.C.) A doença semelhante a Dengue foi chamada de “água envenenada” e associada a insetos voadores.
Após esse período, o Dengue ou uma doença similar teve uma ampla distribuição geográfica (posterior ao século XVIII), quando a primeira pandemia conhecida começou.
Uma segunda série de pandemias de Dengue espalhou-se ao longo do globo, nomeadamente da África para a Índia e da Oceania para a América, entre 1823 a 1916.
A 2ª guerra mundial proporcionou mudanças na ecologia associada ao movimento das tropas, o que consequentemente proporcionou a difusão do Aedes aegypti entre os centros populacionais provocando grandes epidemias. O fim da mesma levou a um aumento incontrolável da urbanização, com moradias inadequadas, água não potável, bem como precária gestão de esgotos e resíduos.
O primeiro registro de uma epidemia de febre hemorrágica do Dengue ocorreu em Manila, nas Filipinas, entre 1953-1954, seguido por Bangkok, Tailândia e Malásia em 1958, e Singapura e Vietnam em 1960.
O vírus Dengue (DENV) pertence à família Flaviviridae, gênero Flavivirus. A maioria dos Flavivírus são arboviroses por serem essencialmente transmitidos por vectores artrópodes, como exemplo o mosquito.
Após a ingestão de sangue pela fêmea (hematófaga) do Ae. aegypti contendo o vírus, obtido a partir de um hospedeiro vertebrado virêmico (fase de viremia 4-12 dias), ocorre uma infecção das células epiteliais do intestino do mosquito, que propaga-se através da lâmina basal do intestino para a circulação e infecta as glândulas salivares do vector mosquito. O período de incubação intrínseca dentro do mosquito tem duração de 8-12 dias após o qual o mosquito pode infectar. A vida média do mosquito Aedes aegypti é de 45 dias e, nesse período, um único mosquito pode