Dengue
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DE 6º AO 9º ANO, PAIS E COMUNIDADE
PERÍODO:
Introdução
A epidemia de dengue, que parece adormecida, controlada, reaparece com a força á medida que o termômetro sobe e as chuvas caem no verão. A chuva traz de volta uma ameaça minúscula, mas não menos assustadora. Essa ameaça mede cerca de cinco milímetros e parece um pernilongo ordinário. Com a ajuda de uma lupa, vê-se um mosquito de cor escura rajado com listras brancas. Altas temperaturas e chuvas abundantes fazem o paraíso do Aedes egypti.São as condições ideais para o mosquito se reproduzir.A água que enche as represas é a mesma que se acumula em pneus velhos, garrafas e todo o tipo de objeto jogado ao léu. É nela que as fêmeas fazem seu ninho. Quanto maior é no calor, mais rápido os ovos se transformam em larvas, em seguida, em mosquitos. A chuva é o gatilho que dá inicio ao calvário de milhares de pessoas que são infectadas com o vírus do país.
A dengue, que tem sido objeto de uma das maiores campanhas de saúde pública realizada no país, teve um crescimento significativo na década de 1990, atingindo o nível mais elevado em 1998. Desde então, todo verão é época de alerta no Brasil, e não está sendo diferente na temporada 2007/2008. Aliás, antes mesmo da temporada, os números já eram assustadores.
JUSTIFICATICA: Tendo em vista a epidemia de dengue que assola o Estado de Minas gerais e a necessidade de esclarecimento da população como um todo, torna-se de alta relevância a execução desse projeto. Apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do município, incansáveis no combate a esta praga que assola os nossos dias. Formou-se no município, o mutirão da limpeza, com a finalidade de conscientizar os cidadãos do seu papel na solução de problemas sociais que exijam a participação ativa e coletiva.
Objetivo Geral: Trabalha junto á comunidade escolar, visando sua conscientização quanto á