Dengue
[pic] [pic]
Atualização sobre a DENGUE
1- Conceito inicial
2- Histórico
3- Transmissão
4- Hospedeiro
5- Conceito Principal: O que é Dengue?
6- Epidemiologia
7- Tipos de Dengue e os sintomas
8- Classificação do vírus da Dengue
9- Período de incubação
10- Exame laboratorial para Diagnóstico
11- Tratamento
12- Prevenção e Controle do mosquito
13- Referencias
Disciplina: Tratamento Clínico – Modulo III
Aluno: ___________________________________________ no. _____________ Turma-turno: __________
Profa. Enfa. Elisabeth Rezende
Coren-MG 41.898
Abril – 2013
1- Conceito inicial:
A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer "melindre", "manha". O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo arbovírus (abreviatura do inglês de arthropod-bornvirus, vírus oriundo dos artrópodos).
2- Histórico:
A dengue foi vista pela primeira vez no mundo no final do século XVIII, no Sudoeste Asiático, em Java, e nos Estados Unidos, na Filadélfia. Mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) só a reconheceu como doença neste século.
O vírus da dengue, provavelmente, se originou de vírus que circulavam em primatas na proximidade da península da Malásia. O crescimento populacional aproximou as habitações da região à selva e, assim, mosquitos transmitiram vírus ancestrais dos primatas aos humanos que, após mutações, originaram nossos quatro diferentes tipos de vírus da dengue
O primeiro caso de febre hemorrágica da dengue que se tem notícia apareceu na década de 50, nas Filipinas e Tailândia. Após a década de 60, a presença do vírus intensificou-se nas Américas. Pesquisadores identificaram vários sorotipos da doença, que foram numerados de 1 a 4, dependendo do grau de letalidade do vírus.
(O sorotipo 1, o mais leve, apareceu pela primeira vez em 1977, inicialmente na Jamaica, mas foi a