Dengue
Almanaque da Dengue: leituras e narrativas de
Agentes Comunitários de Saúde
Dengue Almanac: readings and narratives of Community Health Agents
Almanaque de Dengue: lecturas y narraciones de Agentes Comunitarios de Salud
Helena Maria Scherlowski Leal DavidI, Regina Maria MarteletoII
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública,
Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
II
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde, Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação, Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
I
Submissão: 16-01-2013
Aprovação: 31-01-2013
RESUMO
Apresenta-se um estudo de leitura e apropriação como metodologia de aproximação ao universo narrativo de Agentes
Comunitários de Saúde (ACS), usando um dispositivo de informação e comunicação - o Almanaque da Dengue (AD). O objetivo foi o de perceber as formas de construção e apropriação de saberes sobre dengue e saúde por parte dos ACS, além de avaliar a serventia do AD como um dispositivo info-comunicacional. Foram realizadas oficinas com agentes do Rio de Janeiro, com vistas à desconstrução e leitura relacional do AD. A análise das narrativas gerou três categorias temáticas: abundância informacional nos ciclos epidêmicos; culpabilização da vítima; contradições e ambiguidades no trabalho dos ACS como mediadores. O AD mostrou-se um instrumento útil na discussão e apropriação de informações sobre a saúde, devido ao caráter textual relacional e não linear dos seus conteúdos, e ao seu formato interativo e não impositivo de formulações sobre a dengue e saúde.
Descritores: Informação; Dengue; Agentes Comunitários de Saúde.
ABSTRACT
This article discusses the results of a reading-and-appropriation study, as an approach methodology to narrative universe of
Health Community Agents (ACS), using the Dengue Almanac (AD), an