Dengue
A expressão “doença transmissível” é termo técnico de uso generalizado e definido pela organização Pan-americana de saúde: “É qualquer doença causada por um agente infeccioso específico, ou seus produtos tóxicos, que se manifesta pela transmissão deste agente ou de seus produtos, de uma pessoa ou animal infectado ou de um reservatório a um hospedeiro suscetível, direta ou indiretamente por meio de um hospedeiro intermediário, de natureza vegetal ou animal, de um vetor ou do meio ambiente inanimado”. A expressão doença transmissível pode ser sintetizada como doença cujo agente etiológico é vivo e é transmissível. São doenças transmissíveis aquelas em que o organismo parasitante pode migrar do parasitado para o sadio, havendo ou não uma fase intermediária de desenvolvimento no ambiente. Há inúmeras doenças transmissíveis disseminadas em todo o território nacional e a dengue, doença abordada neste trabalho, é uma das grandes preocupações do Ministério da Saúde, devido à quantidade de casos notificados todos os anos. Por abranger quase a totalidade do território nacional, ha risco potencial de ocorrer novas epidemias associadas à circulação do sorotipo DEN-3 e a possibilidade da entrada do DEN-4, único sorotipo que ainda não teve disseminação no país.
A dengue é transmitida por mosquitos e, nos últimos anos, ela se tornou um problema sério de saúde. A dengue aparece especialmente nas áreas urbanas. Estima-se que ocorrem cerca de 50 milhões de casos de dengue todos os anos (OMS). Também há uma complicação conhecida como dengue hemorrágica e mais de 40 países ao redor do mundo já tiveram epidemias.
A Dengue
1. Histórico
A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer “melindre”, “manha”. O nome faz referência ao estado se moleza e prostração que fica a pessoa contaminada pelo vírus causador da dengue.
A dengue foi vista pela primeira vez no mundo fim do século XVIII, no Sudoeste Asiático, em Java, e nos Estados Unidos, na Filadélfia.