Dengue
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é transmissor do vírus da febre amarela. É um vírus que teve seus primeiros casos confirmados registrado no século 18 no Cairo, Alexandria (Egito)e Filadélfia(Estados Unidos). Depois também foram registrados vários outros casos em diferentes continentes. No Brasil acredita-se que o primeiro caso tenha sido registrado em 1685 em Recife, Pernanbuco. Em 1692 na Bahia foram registradas mais de 2 mil mortes suspeitas de serem causada pela dengue. Após esses caso, o registro de pessoas infetadas com o vírus da dengue foi só aumentado e se espalhando por todas a regiões do País. Seu auge foi em 2010 com o registro de mais de 1milhão casos, 2011 com 750 mil e 2002 700 mil casos registrado em todo pais.
Em 2014 foram registrados 87 mil casos em todo o pais no primeiro bimestre do ano, contra 427 mil casos no mesmo período de 2013, ouve uma redução de 80% de infecções por dengue no Brasil.
Infelizmente também nesse período ouve muitas mortes por dengue, foram 47 casos contra 368 no primeiro bimestre de 2013.
A dengue é uma doença infecciosa com 4 tipos diferentes variação de vírus (DEN-1,DEN-2,DEN-3 e DEN-4) e a dengue hemorrágica que é a mais perigosas de todas. São 4 tipos diferente de vírus com produzem doenças praticamente idênticas o que as diferenciam é sua virulência. Aqui no Brasil é comum o tipo 1,2, 3 e hemorrágico da doença, do tipo 4 ouve um surto em1981 no Rio Branco (Acre), mas logo foi controlado, depois desse episódio não ouve mais relado da doença em território nacional, mais ainda existe o risco de contaminação, pois em países vizinho é muito comum a contaminação pelo tipo 4 da doença. Os sintomas da dengue comum são febre alta e com inicio subto, fortes dores de cabeça, dor atrás do olhos, manchas na pele parecidas com sarampo principalmente na região do tórax, náuseas, vomito, extremo cansaço, moleza, dor no