dengue aqui nao
PROJETO DENGUE AQUI NÃO
PROBLEMA
O QUE PODEMOS FAZER PARA PREVINIR E COMBATER A DENGUE?
JUSTIFICATIVA A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
Segundo o site oficial da Prefeitura Municipal de Betim, na cidade foram notificados, até o momento, 1.665 casos de dengue. Destes, apenas 856 foram confirmados, sendo 836 casos de dengue clássica, 14 de dengue com complicação e seis de febre hemorrágica do dengue. Os outros 794 casos foram descartados e não houve nenhum óbito no município em decorrência da doença. Em 2008, o município registrou 1.640 casos.
De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2009 feito em Betim, os locais com maior infestação são os bairros da região central. Os principais criadouros são depósitos domiciliares, ou seja, que estão nas casas das pessoas, como vasos, pratos e bebedouros para animais. O LIRAa registrado em Betim teve resultado 3%, índice que coloca o município em situação de alerta, exigindo a necessidade de reforço na mobilização para o controle da dengue.
O LIRAa 2009 foi realizado entre outubro e novembro em 163 cidades brasileiras. Em Minas Gerais, Governador Valadares e Ipatinga passou para situação de risco de surto. Araguari, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Divinópolis, Ibirité, Itabira, Juiz de Fora, Montes Claros, Pedro Leopoldo, Sabará, Santa Luzia, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia estão em situação de alerta. Conselheiro Lafaiete e Patos de Minas, por sua vez, mantiveram-se em condição satisfatória, com menos de 1% dos imóveis infectados.
Ainda segundo o site da PMB , diversos fatores podem ter contribuído para o aumento dos índices de infestação em Betim, entre os quais a