Demócrito
Demócrito (c. 460 aC-370 aC), filósofo grego que desenvolveu a teoria atómica do universo, foi discípulo do filósofo Leucipo. Demócrito nasceu em Abdera, Trácia. Escreveu numerosas obras, das quais só alguns fragmentos permanecem.
De acordo com a teoria atómica da matéria de Demócrito, todas as coisas são compostas de minúsculas partículas, invisíveis e de substância pura e indestrutível (em grego aget, "indivisível"), movendo-se para a eternidade num espaço infinito e vazio (em grego Kenon, "o vazio"). Embora os átomos fossem feitos do mesmo material, eles diferiam na forma, tamanho, peso, sequência e posição. Demócrito viu a criação de mundos como a consequência natural do movimento de rotação contínua dos átomos no espaço. Os átomos colidem e giram, formando grandes agregações da matéria.
Vida e Obra
A sua vida foi muito longa e rica em viagens. Visitou o Egipto, a Babilónia e a Pérsia a fim de estudar. Ele era amigo e discípulo de Leucipo (fundador do primeiro atomismo grego) e contemporâneo de Sócrates e do médico Hipócrates de Cos. Investigador aberto a muitos interesses diferentes, como indica o catálogo das obras que nos deixou Diógenes Laércio. Escreveu treze tetralogías que estão classificadas em cinco grandes temas: Livros ético, físico, matemático, filosófico e técnico. Escreveu obras sobre astronomia, geografia e ciências. Cícero elogiou o seu estilo, tanto pela beleza de sua linguagem, em contraste com a obscuridade de Heráclito.
Doutrina
A importância histórica da filosofia de Demócrito é a originalidade de sua hermenêutica metodológica e crítica. Demócrito difere da doxografia pré-socrática, não só mas também pela utilização da definição e método demonstrativo para "salvar os fenómenos" de volta deles para "o que é anterior por natureza". A este procedimento Demócrito chamou demonstração. Com Demócrito iniciou a sistemática do período da história da filosofia.
Demócrito expôs sua doutrina no livro Miakròs