Demonstrações Financeiras
CONSTRUÇÃO E EXPRESSÃO DO CONHECIMENTO
Fazendo e aprendendo...
ATIVIDADES
1) Como base na leitura dos itens da seção de Mobilização do Conhecimento desta unidade, responda as questões e discuta com os colegas:
a) Quais os dois tipos de indicadores de longo prazo que existem? Discorra sobre eles.
Resp. Existem vários indicadores financeiros de longo prazo, que visam identificar o retorno do investimento para os acionistas e interessados nas condições das empresas, tais como o Giro do Ativo, Retorno sobre as Vendas, Retorno sobre o Ativo, Retorno sobre o Património Líquido, entre outros, assim deveremos distinguir os indicadores que avaliam o desempenho, dos que permitem as análises de investimentos antes dos desembolsos propriamente ditos, e que irão dar suporte nas decisões sobre projetos futuros.
b) Qual a visão que o indicador do Retorno sobre as Vendas (RSV) quer dar?
Resp. Este indicador relaciona o lucro líquido com às vendas líquidas do período, demonstrando o que resta para a empresa. Observar que no DRE a linha do lucro líquido é fruto da subtração do valor das vendas líquidas versus os custos, despesas e impostos do período, podendo ter como resultado um valor positivo, ou seja, o lucro propriamente dito, ou ainda um valor negativo, o que demonstrará que a empresa teve prejuízo, não conseguindo pagar os gastos com a operação.
c) Quais as decisões que o indicador do Retorno sobre o Património Líquido (RSPL) auxilia a tomar?
Resp. Este indicador que demonstra a lucratividade dos acionistas em relação aos investimentos no negócio auxilia na comparação com outros rendimentos alternativos do mercado, como: letras de cambio, ações, CDB e com outras empresas.
d) Quais as fases o investimento de capital precisa passar para seguir o processo de aprovação do orçamento de capital?
Resp.
Formulação da proposta: onde deverá ser feito um levantamento dos dados para o planejamento e