DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
O Balanço patrimonial é a junção dos dados obtidos através dos documentos que ajuda a equipe contábil a visualizar a real situação da empresa em relação aos custos e bens. Ribeiro (1999, p. 138) conceitua que o Balanço Patrimonial “é a Demonstração Financeira que evidência, resumidamente, o patrimônio da empresa, quantitativamente e qualitativamente”.
ASPECTOS
• Aspectos qualitativos: Tratam dos componentes do patrimônio segundo a espécie de cada um.
• Aspectos quantitativos: Referem-se ao valor com que cada elemento possa ser expresso em Moeda.
Aspectos Qualitativos do Patrimônio:
Bens: dinheiro, móveis e veículos, entre outros.
Direitos: Duplicatas a receber, aluguéis a receber, entre outros.
Obrigações: duplicatas a pagar, impostos a pagar, obrigações trabalhistas e previdenciárias a pagar, entre outras.
Aspectos Quantitativos do Patrimônio:
Bens: dinheiro: 10.000,00; móveis: 25.000,00; veículos: 65.00,00.
Direitos: duplicatas a receber: 10.000,00; aluguéis a receber: 2.000,00.
Obrigações: duplicatas a pagar: 25.000,00; impostos a pagar: 5.000,00; obrigações trabalhistas e previdenciárias: 8.000,00.
Uma das principais características funcionais do Balanço Patrimonial é fornecer dados precisos para a contabilidade, para saber qual a real situação financeira da empresa em, um dado período de tempo, geralmente 1 ano. É considerado uma das principais demonstrações Contábeis. Segundo Marion (2005, p. 42). Por isso deve ser feito de maneira correta e responsável, para auxiliar o Controle do Patrimônio.
No Balanço Patrimonial Iudícibus (2009) esclarece que o mesmo origina-se da expressão balanço, pois denota o equilíbrio, entre o Ativo e Passivo, juntamente ao Patrimônio Líquido, ou seja, da igualdade obtida pelas Origens e Aplicações de Recursos. Já o termo patrimonial tem sua origem no patrimônio da empresa, definido pelo conjunto de bens, direitos e obrigações. Assim, o Balanço Patrimonial é