demonstrações contabeis
Demonstrações Contábeis
Professor: Wilson
Eric Helbig Liceti
Campinas, 7 de Outubro 2014
Introdução
Contabilidade é a ciência que designa a totalidade dos registros numéricos, chamados por demonstrações financeiras realizados com o objetivo de determinar e ordenar, de forma verdadeira e apropriada, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa ou entidade similar, que sejam úteis aos usuários para a tomada de decisões.
Em se tratando dessas demonstrações, os contabilistas, como outros profissionais de comunicação, se confrontam com potenciais riscos de má interpretação, inexatidão, etc. Com a finalidade de se minimizarem os riscos e se apresentarem demonstrações financeiras que possam ser comparadas ao longo do tempo e entre entidades, a Comissão de Normalização Contabilista (CNC) vem desenvolvendo uma estrutura de relato financeiro, normas e princípios contabilísticos.
Demonstrações Contábeis
As demonstrações Contábeis são relatórios elaborados com base nos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade, assim, a forma de estruturação das demonstrações contábeis tem grande importância para que a informação contábil seja transmitida adequadamente. As demonstrações contábeis constituem-se em elemento fundamental para o conhecimento da real estrutura econômico-financeira das empresas.
As demonstrações contábeis previstas no art. 176 da lei nº 6.404/76 são: balanço patrimonial, a demonstração de resultado do exercício, a demonstração das origens e aplicação dos recursos, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração de fluxo de caixa e a demonstração de valor adicionado (DVA). Podendo também ser considerado, entretanto, no processo de avaliação, as notas explicativas que acompanham os balanços, assim como os pareceres de auditoria e