Demonstração Utilizando os Princípios de Pascal e Arquimedes
Objetivo: -Criar uma aplicação usando o Princípio de Pascal e Arquimedes. -Exemplificação dos movimentos de um submarino.
O experimento a seguir, irá destacar a presença de dois importantes princípios da Hidrostática no funcionamento de um equipamento como o submarino, que horas emerge e outras submerge, de acordo com o enchimento e esvaziamento de seus compartimentos. Para isso, foram utilizados materiais simples, capazes de produzirem e simularem o mesmo funcionamento.
Fundamentos Teóricos: A confecção deste experimento teve como embasamento teórico a comprovação do Principio de Pascal, o qual determina que a aplicação de uma determinada pressão sobre um fluído incompressível contido em um recipiente fechado é transmitida para todas as partes e paredes presentes no fluído e o Princípio de Arquimedes, representando a Lei de Empuxo, descrita segundo a Equação (1) e Equação (2).
E = ml .g Equação 1
E=dl.vdl.g Equação 2
Onde, E = empuxo; dl = densidade do líquido; vdl = volume deslocado do líquido e g= gravidade
Materiais Utilizados
-1 Garrafa PET Transparente de 2 Litros;
-1 Tampa de Caneta BIC ou similar;
-1Massa de Modelar.
Montagem
Passo 1 : Inicialmente vede o bico e a outra extremidade da caneta com um pouco de massa de modelar, como pode ser visto na Figura
Passo 2: Encha a garrafa até atingir a borda.
Passo 3: Prossiga colocando a tampa da caneta montada conforme a figura
Executando e Descrevendo o Experimento
Após devida montagem, prosseguimos para a fase de execução, que consiste na observação da atuação do Princípio de Pascal e em alguns casos da ocorrência do Princípio de Arquimedes, por meio da execução de uma pressão com os dedos sobre a garrafa. Pode-se verificar que em posição inicial, sem atuação de uma pressão externa exercida pelo toque dos dedos, a tampa de caneta