Demonstração do Valor Adicionado
A contabilidade se torna cada vezmais essencial e necessária para a sociedade, uma vez que possibilita gerar informações para o processo de tomada de decisões das empresase, quando bem utilizada, proporcionam um reconhecimento e fortalecimento da entidade perante a sociedade e ao mundo dos negócios.A Demonstração do Valor Adicionado (DVA), peça integrante do Balanço Social, consagra-se como um instrumento capaz de evidenciar tanto os aspectos econômicos quanto os sociais das empresas.
O propósito deste artigo é mostrar a utilidade da Demonstração do Valor Agregado – DVA como sendo uma importante ferramenta que assegura um conjunto de informações que consiste na mensuração e análise das informações como geração e distribuição da riqueza por parte das empresas.
A partir da adoção da metodologia pesquisa bibliográfica o estudo aborda conceitos, utilidades, composição da Demonstração do Valor Adicionado .
PALAVRAS CHAVE: Balanço Social. Demonstração do Valor Adicionado. Empresas.
1. INTRODUÇÃO
Com um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, passando por transformações políticas, econômicase principalmente sociais, houve a necessidade, principalmente por parte das grandes corporações de mudarem sua visão em relação aos seus lucros. Pois, a responsabilidade social, tornou-se um dos fatores de maior relevância no contexto de toda economia global. Sendo assim, o Brasil também, não poderia ficar de fora de tais exigências que os mercados internacionais exigem de seus fornecedores. Assim sendo, foi instituída a Demonstração de Valor Agregado (DVA)no Brasil.
Inserida pela Lei nº 11.638/2007, (artigo 176, inciso V), no contexto das Normas Contábeis vigentes, sendo que, apenas as Sociedades Anônimas de Capital Aberto estão obrigadas a apresentarem tal demonstração. Os órgãos normativos da Contabilidade Brasileira, tais como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), já vêm a algum tempo incentivando e