Demonstração do valor abrangente
O tema explorado será a Demonstração do Valor abrangente, que é mais uma das ferramentas para análise gerencial contábil. O objetivo é o entendimento de tal ferramenta e qual a importância e a utilidade da mesma para a área contábil.
DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ABRANGENTE OU DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE
O Financial Accounting Standards Board (Fasb), foi o responsável por estabelecer , em 1997, a maneira padronizada de apresentação de relatório e apresentação da Demonstração do Valor Abrangente e seus itens (receitas, despesas, ganhos e perdas) que integram o conjunto de demonstração financeira. Este conceito foi introduzido pela publicação do FASB Concepts Statements (Conceito de Demonstrações), n° 03 – Elements of Financial Statements of Business Enterprises (Elementos das Demonstrações Financeiras de Empresas de Negócios), sendo substituído posteriormente pelo FASB Concepts Statements n° 06 – Elements of Financial Statements (Elementos das Demonstrações Financeiras) e foi detalhado no FASB Concepts Statements n° 05 – Recognition and Measurement in Financial Statements of Business Enterprises (Reconhecimento e Mensuração nas Demonstrações Financeiras nas Empresas de Negócios)
O normativo internacional, Concepts Statements n° 06, define o Valor do Resultado Abrangente como “ uma alteração no patrimônio líquido de sociedade durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstâncias não originadas dos sócios. Isso inclui todas as mudanças no patrimônio durante o período, exceto aquelas resultantes de investimentos dos sócios e distribuições aos sócios.”
No Brasil, tal conceito passou a ser discutido somente em 2009, quando foi aprovado pelo Comitê de Pronunciamento Contábil como Procedimento Técnico n° 26, que regulamenta além desta várias outras demonstrações.
De acordo com o Comitê de Pronunciamento Contábil e com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade n° 1.185/09, mesmo não