Demonstração do resultado do exercicio
É um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período. Através dessa demonstração, pode-se verificar o resultado que a empresa obteve (lucro ou prejuízo) no desenvolvimento de suas atividades durante um determinado período, geralmente igual a um ano.
A DRE pode ser simples para micro ou pequenas empresa que não requeiram, dados pormenorizados para a tomada de decisão, como é o caso de bares, farmácias, mercearias, boutiques, etc.
A DRE completa, exigida pela Lei 6404/76, fornece maiores minúcias para a tomada de decisão: grupos de despesas, vários tipos de lucros, destaque dos tributos, etc.
QUADRO 03 – DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO D R E (COMPLETA) LEI 6404 / 76 | RECEITA BRUTA ( - ) DEDUÇÕES
= RECEITA LÍQUIDA ( - ) CUSTOS
= LUCRO BRUTO OPERACIONAL ( - ) DESPESAS OPERACIONAIS
= LUCRO OU PREJUÍZO OPERACIONAL (+/-) RESULTADO NÃO OPERADIONAL
RESULTADO ANTES DA CSLL E IRPJ ( - ) CSLL E IRPJ
= RESULTADO APÓS CSLL E IRPJ ( - ) PARTICIPAÇÕES
= LUCRO OU PREJUÍZO DO EXERCÍCIO |
2.22 - Receita Bruta
É o total bruto de vendas mais prestação de serviços realizadas no período. Nela, Receita Bruta, estão inclusos os impostos e contribuições sobre vendas, os quais pertencem ao governo, as devoluções que são as vendas canceladas e que ainda não foram subtraídas e os abatimentos ocorridos no período, que deverão ser diminuídos também.
2.23 - Deduções
Conforme dito anteriormente, estes impostos e contribuições pertencem aos governos, União, Estado ou Município, e foram gerados no momento da operação, variando proporcionalmente à venda ou prestação de serviços. Quanto maior for a venda ou prestação de serviços, maior será o imposto. Na verdade, estes tributos não pertencem à empresa, mas aos governos. A empresa é uma mera intermediária que arrecada impostos junto ao consumidor e recolhe aos cofres público. Por isso, não devem ser considerados como receita real da