Demonstração do fluxo de caixa
A Demonstração de Fluxo de Caixa – D.F.C. é a previsão de entradas e saídas de recursos econômicos – financeiros e monetários, por um determinado período de tempo, ou seja, o objetivo principal da Demonstração do Fluxo de Caixa é fornecer informações relevantes sobre as entradas e saídas de caixa de uma entidade para um determinado período de tempo.
Essa previsão é realizada com base nos valores apurados nos levantamentos econômicos atuais da empresa, levando, porém, em consideração o levantamento das informações apuradas nessa mesma previsão.
Portanto, a Demonstração do Fluxo de Caixa demonstra a origem e a aplicação de todo o dinheiro que transitou pelo Caixa em um determinado período e o resultado desse fluxo.
2 O OBJETIVO DA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
O principal objetivo dessa ferramenta é fornecer informações para a tomada gestão da empresa, tais como: * Verificar as necessidades de captação de recursos bem como prever os períodos em que haverá sobras ou necessidades de recursos; * Aplicar as sobras de caixa nas alternativas mais rentáveis para a empresa sem comprometer a liquidez. * O fluxo de caixa é considerado uma as principais ferramentas de análise e avaliação de uma empresa, facilitando ao administrador uma visão futura dos recursos financeiros da empresa, incluindo as contas: * Caixa; * Contas correntes em bancos; * Contas de aplicações; * Receitas; * Despesas; * Previsões.
As decisões relacionadas a compra, venda, investimentos, aportes de capital pelos sócios captação ou pagamento de empréstimos e desinvestimentos, constituem um fluxo contínuo entre as fontes geradoras e as utilizadoras de recursos.
Devido a sua importância e simplicidade poderá ser utilizado por empresas de qualquer porte. Entretanto não foi exigida pela Lei 11.638/2007 para as micro e pequenas empresas.
3 OBRIGATORIEDADE DE PUBLICAR A DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO CAIXA
Conforme a