Demonstração da Lei de Faraday e da Lei de Lenz
Campus Universitário do Araguaia
Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Curso: Engenharia de Alimentos
Disciplina: Eletricidade e Magnetismo
Docente: José Donizete
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Demonstração da Lei de Faraday e da Lei de Lenz
Barra do Garças – MT
Março de 2014
Introdução
Brincar com um imã observando como seus polos podem se atrair ou se repelir muitas vezes é visto como um gesto banal. Mas a observação mais atenta desse fenômeno foi responsável por iniciar um processo de estudos e experimentos que levaram ao desenvolvimento de muitas tecnologias e confortos que temos hoje. Equipamentos como o rádio, o capacitor, o gerador, o relé eletromagnético e o transformador não teriam sido criados não fosse o longo caminho percorrido por diversos cientistas que estudaram as propriedades e as possibilidades do magnetismo e da eletricidade.
E que também sempre que um condutor elétrico é movimentado no meio de um campo magnético ,ou sempre que o campo magnético está perto de um condutor que varia, uma tensão induzida surge aos terminais desse condutor elétrico Este fenômeno é designado por indução eletromagnética
Materiais
• 1 Bobina
• 1 Galvanômetro
• 1 ímã
Procedimento Experimental
Usando uma bobina com várias espiras ligada em série com o galvanômetro, aproximamos um ímã e o deslocamos através da bobina, e enquanto isso ao mesmo tempo observamos que o ponteiro do galvanômetro se movia em um sentido a medida que aumentava o fluxo, ao retirar o ímã foi observado que o ponteiro se movia em sentido oposto ao anterior, como mostra a figura 1.
Figura 1.
Resultados e discussões
Basicamente estudamos que esse procedimento pode ser explicado por dois princípios: a existência de uma força eletromotriz induzida(Lei de Faraday) e a conservação de energia(Lei de Lenz).
Lei de Faraday A lei da indução eletromagnética de Faraday prova a existência de uma