Demonstração contabil
1. O Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contabil usada para informar a posição patrimonial e financeira das empresas, ele é composto de três partes importantes, sendo elas o ativo, o passivo e o patrimônio liquido.
No balanço, as contas contábeis são classificadas conforme os elementos do patrimônio e são agrupadas de maneira que facilite o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Segundo Assaf Neto (2007), o balanço compõe- se de três partes essenciais: ativo, passivo e patrimônio liquido. Cada uma dessas partes apresenta suas diversas contas classificadas em “grupos”, os quais, por sua vez, são dispostos em decrescente grau de liquidez para o ativo e em ordem decrescente de exigibilidade para o passivo.
O ativo é composto pelas contas de bens, direitos e aplicações de recursos, podendo ser circulante por terem alta rotatividade ou como não circulante com baixa rotatividade.
No passivo encontramos as origens de recursos representados pelas obrigações da empresa com terceiros, sendo elas de curto prazo onde realiza- se até o final do próximo exercício ou de longo prazo, com mais de um exercício para serem realizadas.
O patrimônio liquido identifica-se por ser os recursos próprios da entidade, contendo o capital social, a reserva de capital, a reserva de lucros, o ajuste de avaliação patrimonial e os lucros ou prejuízos acumulados, em outras palavras o patrimônio liquido é a diferença a maior entre o ativo e o passivo.
Conforme o Art. 176 da Lei 11.638/2007 as entidades devem no fim de cada exercício social, elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício.
O balanço patrimonial é elaborado no termino de cada exercício com base no balancete de verificação, pois nele estão todas as contas utilizadas pela entidade para conferencia dos seus